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Dicas de marketing para impulsionar o teu restaurante virtual

Um dos grandes desafios das dark kitchens ou restaurantes virtuais é tornarem-se conhecidos e atraírem clientes. A adoção de estratégias de Marketing bem delineadas, principalmente nos meios digitais, é que fará o teu restaurante destacar-se no mercado e assim conquistar, reter e fidelizar clientes.

Por onde começar?

Começa por fazer um diagnóstico do mercado onde atua. Qual a área de abrangência do atendimento do teu restaurante? Quais os principais concorrentes diretos e indiretos? Qual o teu diferencial? Quais os teus objetivos e metas de crescimento? Se elaborou um plano de negócios, estas questões provavelmente já estão respondidas, basta atualizar os dados e talvez fazer algum ajuste.
A partir deste quadro do mercado e do nicho que pretende explorar, defina claramente o teu público-alvo, ou seja, o perfil do teu cliente ideal: faixa etária e de renda, escolaridade, estilo de vida, preferências, etc.
Ao fazer este exercício já irá perceber a melhor forma de abordar e cativar este cliente.

1) Destaca sempre o teu nome e logomarca

O nome e a logomarca são a identidade do teu negócio e devem ser simples e de fácil leitura, além de expressar a tua especialidade e ter impacto.
Usa então a tua logomarca em todas as oportunidades que o público tiver contato com o teu restaurante: no teu website, apps de delivery, perfis em redes sociais e postagens, etc.

2) Presença on-line

Os meios digitais são a principal montra do teu negócio de restauração. Aparecer nas buscas do Google, nas redes sociais, nas diversas aplicações de delivery, no WhatsApp e em outras plataformas é fundamental – sempre de forma frequente, consistente, relevante e atraente para o teu público-alvo.
Seguem algumas dicas de como trabalhar a tua presença on-line.

• Ter um website
Mesmo que seja apenas uma página, mas que mostre bem a tua logomarca, a tua ementa, fotos que despertem a vontade de provar os pratos e boas descrições de cada um dos itens preparados na tua dark kitchen.

• Criar perfis e postagens nas redes sociais
A escolha das redes a trabalhar com mais foco deve estar baseada no perfil do teu cliente ideal. Leva em conta a proposta e o principal público de cada rede:

  • Instagram: Muito frequentado, principalmente por mulheres, é ideal para apresentar conteúdo visual: fotos dos pratos, vídeos a mostrar a preparação da refeição, o processo de embalagem e entrega. Publica também comentários ou testemunhos de clientes. Explora bem os Stories e os Reels com vídeos divertidos.
  • Facebook: A maior e mais antiga rede social, é frequentada por toda a família e torna-se quase obrigatória para divulgar o teu restaurante virtual. Poderá, inclusive, montar uma loja on-line para capturar pedidos direto da plataforma.
  • Tik Tok: A rede do momento, com grande crescimento, faz muito sucesso entre os mais jovens. Se este é o teu principal público precisa estar nesta plataforma e entrar no seu espírito de descontração, com músicas e até dancinhas, por que não?
  • Twitter: Possui uma audiência bem diversificada. É um excelente meio para interagir com os teus clientes. Pode ajudar na construção da tua identidade de marca e permite retweetar contas de clientes que mencionam o teu negócio.
  • WhatsApp: Podes enviar mensagens diretamente para os clientes, captar pedidos e criar mais proximidade.

• Incentivar comentários, testemunhos e recomendações da audiência.
Nas postagens, pede sempre a opinião das pessoas, estimula comentários, testemunhos de clientes e responde a todos. Assim, vais criando mais conexão e estreitando relacionamentos, o que ajuda na conquista de novos clientes.

• Investir em anúncios
Se queres crescer rapidamente, atingir um público maior e gerar mais tráfego para o teu website, é recomendável investir em anúncios online. Em geral poderás escolher a área geográfica e o perfil do público, assim o teu anúncio será visto apenas por quem realmente interessa. Muitos pedidos podem vir por esta via.

• Reter e fidelizar clientes
Após conquistar um cliente, é fundamental mantê-lo e fidelizá-lo. Então não meças esforços para garantir a continuidade da sua satisfação. Oferece descontos, faz uma oferta especial em datas como, Páscoa, Dia da Mãe, nas Festas Populares, dá parabéns e algum brinde quando ele fizer anos; enfim demonstra o teu apreço por tê-lo como cliente.
Podes também criar um programa de fidelidade onde, por exemplo, a cada 10 pedidos no valor mínimo de X, ofereces uma refeição gratuita ou uma prenda. Podes também premiá-lo por fazer recomendações do teu restaurante. Como, por exemplo, sortear ingressos de cinema ou teatro para quem fizer indicações nas redes sociais.
As possibilidades são muitas. O objetivo é tornar o teu cliente um aliado no crescimento do teu restaurante virtual.
Procura sempre capturar o e-mail dos clientes e mantém uma comunicação frequente com eles para contar as tuas novidades, os destaques da ementa, as promoções, as conquistas e assim estreitar o relacionamento.

• Explorar as aplicações de entrega
As aplicações de entrega são os principais parceiros da tua dark kitchen. Afinal, é por meio delas que o cliente vai fazer o pedido e receber a refeição. Quanto mais parceiros tiveres nessa área, maior será a tua abrangência e capacidade de atendimento.
Portanto, configura bem o teu restaurante em cada plataforma, com boas fotos e descrições dos pratos. Desta maneira ele irá destacar-se na base de clientes de cada uma delas: Glovo, Uber Eats, Takeaway.com, Rocket e outras.

3) Mantém o teu restante virtual na rota do sucesso

Sempre que quiseres alcançar um resultado mais imediato, apela para uma promoção. Oferece algum benefício extra pelo primeiro pedido, um acompanhamento especial ou uma sobremesa, por exemplo. O recurso promocional é uma forma de trazer novos clientes para o teu restaurante delivery, mantê-lo na mente do teu consumidor e aumentar o número de pedidos.

Acompanha as manifestações do teu público e os resultados que a tua presença on-line está a trazer. Se perceber que os teus clientes têm outras necessidades, não hesite em fazer ajustes. A vantagem de ter o teu negócio on-line é que consegues rapidamente implementar as alterações necessárias.

Como vês, o marketing oferece inúmeras formas de manter o teu negócio na restauração em evidência e contribuir para o teu sucesso. Use-o de forma inteligente!

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