logo-now-secundaria-v5
EnglishPortuguese
EnglishPortuguese

blog

Como tornar o teu restaurante virtual um negócio mais sustentável.

Atualmente as ações e práticas sustentáveis já são consideradas essenciais e, cada vez mais, a sua importância destaca-se em todas as áreas produtivas: da indústria aos serviços, do entretenimento à agricultura. E na restauração não poderia ser diferente.

Considerando que a sustentabilidade vai além da proteção ao meio ambiente, um negócio sustentável é aquele que opera de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.

Adotar atitudes e ações sustentáveis é não só a maneira mais inteligente de operar o teu negócio na restauração, mas também uma prática fundamental para o teu sucesso a longo prazo. Isso porque hoje os clientes são mais conscientes e valorizam comportamentos e posturas responsáveis das empresas das quais consomem. Diante desse cenário é importante que planeies tornar o teu negócio mais alinhado a esse conceito e analises quais as adaptações necessárias para fazê-lo. Seguem abaixo algumas práticas sustentáveis que podes aplicar.

1. Usar produtos da estação

A maior parte dos produtos alimentares são sazonais, ou seja, a colheita é feita numa época específica do ano. E é nesta época, quando existe uma grande oferta, que consegues obter o melhor em qualidade e preço. A sugestão é que armazenes o que puder e adaptes a tua ementa para privilegiar os produtos de cada estação. Existem restaurantes que chegam a ter ementas completamente diferentes no verão e no inverno, por exemplo.

2. Selecionar parceiros e fornecedores locais 

Quando escolhes os fornecedores que estão mais próximos do teu negócio estás a contribuir para o crescimento da economia local, por meio da geração de empregos, e também para a preservação do meio ambiente.

O transporte de longa distância envolve o consumo de combustíveis, a emissão de gases poluentes e também mais custos, o que encarece os produtos.

3. Evitar desperdícios e aproveitar integralmente os alimentos

Planear as compras para atender às necessidades do dia a dia na medida certa é o primeiro passo para evitar desperdícios. Assim como fazer um adequado controlo do estoque e manter os produtos em condições adequadas de armazenagem e temperatura, conforme a sua perecibilidade.

Se, por exemplo, tens uma boa quantidade de tomate que já está muito maduro, podes fazer um molho e congelar para uso posterior ou incluir temporariamente na ementa um arroz de tomate.

Partes dos vegetais e das frutas, que muitas vezes são descartados, podem ser completamente aproveitados. Cascas e talos de legumes dão mais sabor a caldos, sopas e molhos; sementes podem entrar em saladas, restos de frutas fazem deliciosos doces, entre outras receitas. Com criatividade, consegues reduzir muito o desperdício e tornas o teu negócio mais eficiente.

4. Reduzir e cuidar dos resíduos produzidos

Além de evitar o desperdício de alimentos, outro ponto importante é a preocupação com os resíduos do restaurante. Um negócio sustentável preza pela separação e o descarte adequado das suas embalagens – papel, cartão, plástico e vidros – e, quando possível, faz a compostagem do lixo orgânico.

5. Economizar água e energia

Um negócio amigo do ambiente também tem atenção ao consumo de energia, água e gás. Sabemos que estes são recursos que tendem a escassear, sendo preciso fazer um uso racional deles. Então, orienta a tua equipa para evitar deixar a torneira aberta sem necessidade, desligar as luzes ao sair, não deixar a chama do fogão acesa entre uma preparação e outra, ou a porta do frigorífico aberta, por exemplo.

Outro ponto importante é verificar a eficiência energética dos equipamentos. Os mais antigos, consomem mais e podem emitir gases que afetam o meio ambiente.

6. Rever embalagens e sistema de entregas

Um restaurante que trabalha com delivery necessariamente precisa de embalagens adequadas para entregar as suas refeições.

A prioridade aqui é pensar em recipientes que sejam biodegradáveis, que possam ser reciclados ou novamente utilizados.

Analisa também se podes usar sistemas de entregas que utilizem veículos não poluentes, como bicicleta, trotinete ou mota elétrica.

Dark/cloud kitchens ajudam na sustentabilidade

Comparados com os restaurantes tradicionais, as dark/cloud kitchens ou restaurantes virtuais possuem vários pontos que favorecem a sustentabilidade.

Por concentrarem os seus serviços na produção de refeições, pois não possuem salão nem serviço de mesa, as empresas podem focar-se mais nas ações de redução de desperdícios e tratamento de resíduos, entre outras.

Outro ponto é a partilha da infraestrutura, como acontece na NOW Kitchens, onde todos utilizam as mesmas instalações, vestiários, casas de banho, serviços de segurança e limpeza, o que reduz o consumo individual e consequentemente os custos inerentes.

Em relação às entregas também existe um ganho. O deslocamento de uma mota que, em geral, leva vários pedidos em simultâneo, produz menos emissões que os carros usados pela maioria dos clientes para ir ao restaurante.

A eficiência energética é outro ponto importante. As cozinhas da NOW Kitchens, por exemplo, possuem equipamentos modernos e com manutenção regular, o que possibilita um melhor aproveitamento e o consumo consciente dos recursos. Como vês a evolução das dark/cloud kitchens favorece a evolução das práticas sustentáveis na restauração. Cozinhas mais eficientes e inteligentes são uma grande contribuição para o planeta e para o sucesso dos negócios.

Referências:

https://restaurant.opentable.com/resources/ways-restaurant-sustainable/ https://servircomrequinte.francobachot.com.br/conheca-as-melhores-praticas-para-garantir-a-sustentabilidade-em-restaurantes/

Imagem:

<a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas’>Pessoas foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com</a>

Gostaste do artigo? Compartilha com teus amigos!