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Virtual vs tradicional, qual restaurante é o melhor investimento?

Desde o início do fenómeno das dark e cloud kitchens muito se tem falado sobre os seus benefícios, comparados ao formato de restaurante físico. 

Como tudo na vida e nos negócios, a melhor solução depende sempre de vários fatores, como as tendências do mercado, a capacidade de investimento,  as expectativas e o ponto de vista de cada um. Afinal, o que é bom para um pode não ser o melhor para o outro.

Neste artigo vamos analisar os prós e os contras dessas duas categorias de restaurante, considerando algumas das situações mais comuns que envolvem tanto os empresários do setor, como os consumidores. 

Situação 1

Quem vai iniciar um negócio de restauração

Existem empreendedores que sonham em montar um restaurante no formato mais tradicional, com serviço de salão, pois querem receber amigos, conviver com as pessoas e ser um ponto de atração na sua cidade ou freguesia.

Investir nesse sonho requer um excelente planeamento e condições financeiras suficientes para arrendar um bom ponto comercial, remodelar e decorar os ambientes, montar a cozinha com todos os equipamentos e contratar funcionários para preparar as refeições e fazer o atendimento dos clientes.

Segue abaixo uma simulação básica de alguns custos envolvidos no lançamento de um restaurante com 150m2.

 VALORES EM EUROS
Equipamento para a Cozinha100.000,00
Obras de remodelação do espaço75.000,00
Decoração do espaço10.000,00
Equipamento básico (de sala de jantar, balcão etc.)10.000,00
Sistema de Climatização5.000,00
Sistema de som e imagem3.000,00
Projeto arquitetónico5.000,00
Licenças3.000,00
Equipamento informático2.000,00
Software1.500,00
Encargos com a constituição da empresa500
Outros custos10.000,00
TOTAL225.000,00
Fonte: Guia Prático Sectorial de Empreendedorismo e da Promoção da Competitividade – Como Criar um Restaurante, ANJE-Associação Nacional de Jovens Empresários) [1]

Existem também empreendedores que até gostavam de ter tudo isso, mas não possuem o capital necessário. Para esses, o aluguer de uma cozinha profissional voltada para delivery e takeaway (dark ou cloud kitchen) é um ótimo ponto de partida, pois requerem um baixo investimento inicial, possuem custos fixos controlados e permitem o teste de novos conceitos gastronómicos. Após algum tempo, caso assim desejarem, os seus negócios virtuais já reconhecidos facilitarão a expansão para um ponto com atendimento presencial.

Situação 2

Quem já possui um ou vários restaurantes

Há também os casos dos donos de restaurantes já estabelecidos que percebem a solução das dark kitchens como uma oportunidade para expandir a sua área de atuação e aumentar a sua faturação. Ao utilizar os dois modelos, conseguem diversificar o negócio e atender as demandas do mercado com mais agilidade.

É o caso, entre tantos outros, do Savage by Olivier que além do restaurante virtual, já possui uma unidade no Mercado de Campo de Ourique em Lisboa. [2]

A necessidade gerada pela pandemia foi também um fator que levou muitos restaurantes tradicionais a optarem pelo takeaway e delivery. Um bom exemplo foi o do empresário António Carrilho, que já estava com tudo pronto para implantar o Altravolta (de cozinha italiana) mas, em função da pandemia, o projeto que era de um restaurante físico se transformou em virtual. A intenção foi testar a aceitação e a viabilidade do novo conceito e, talvez no futuro, também abrir um espaço com serviço de salão e atendimento ao público.  [3]

Situação 3

O ponto de vista dos clientes

O cliente é a razão da existência de qualquer restaurante, seja ele no modelo tradicional ou no virtual.

O que pode ser observado sobre as preferências do consumidor, é que cada vez mais ele quer praticidade e comodidade, e estas são as principais razões do sucesso dos restaurantes virtuais. A pandemia contribuiu para que essa tendência ganhasse maior dimensão e impulsionou o grande crescimento do sistema de delivery.

Por outro lado, este mesmo cliente/consumidor também não abre mão do convívio social, mesmo com restrições, e de viver experiências enriquecedoras, como jantar num belo restaurante, saborear um prato especial, ser bem servido e partilhar com pessoas queridas os bons momentos. 

Portanto, as duas modalidades de restaurante são bem-vindas e bem aceitas, sempre a depender das necessidades de cada momento e das expectativas que o cliente tem.

Escolhe o melhor negócio para ti

Como vimos, o teu negócio de restauração pode se concretizar de várias formas, tudo a depender dos teus objetivos e capacidade de investimento.

Uma coisa é certa: os restaurantes virtuais com cozinhas fantasma vieram para ficar e possuem um grande potencial de crescimento.

Ao optar por arrendar uma cozinha da NOW Kitchens, poderás contar com todas as facilidades que este modelo proporciona. As principais são:

Baixo investimento inicial: não terás despesas com remodelação ou decoração, nem mesmo com equipamentos básicos da cozinha.

Redução de custos imobiliários e operacionais: irás arrendar apenas a cozinha, por um valor controlado, incluindo diversos serviços e as despesas de água, energia e gás. A NOW disponibiliza cozinhas de 16 a 20 m2. 

Menor tempo para o início das operações: as cozinhas da NOW já estão equipadas e prontas para operar e, caso necessário, adaptações poderão ser facilmente feitas para atender as tuas necessidades. Isto significa que de 2 a 4 semanas já conseguirás iniciar as tuas atividades – um prazo muito mais curto que o de um restaurante tradicional, que muitas vezes leva 1 ano para abrir as portas.

Menor necessidade de funcionários: como não terás atendimento presencial não será preciso ter muitos funcionários. Uma pequena equipa de 4 ou 5 pessoas será o suficiente para a tua operação.

Flexibilidade: podes lançar novos conceitos, marcas e testar novas ementas com grande agilidade e baixos custos.

Acesso a um novo segmento de clientes: conforme colocado anteriormente, a solução do restaurante virtual atende a um crescente segmento de pessoas que deseja ter mais praticidade e conforto no dia a dia e aprecia receber as suas refeições em sua morada. 

Expansão da área de atendimento: por ser baseado num diversificado sistema de entregas, o teu restaurante virtual consegue chegar mais longe, ampliando o número de clientes atendidos. 

São muitos os benefícios dos restaurantes virtuais que, ao lado do modelo tradicional, vem complementar, diversificar e enriquecer o mercado da restauração.

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