logo-now-secundaria-v5
EnglishPortuguese
EnglishPortuguese

blog

equipa_restaurante_delivery

Como tornar a tua equipa a melhor aliada do teu restaurante virtual.

No dia a dia de um restaurante, é preciso que tudo funcione como um relógio.

Para isso, necessitas ter bons equipamentos e instalações, uma ementa atraente e fácil de ser implementada, fornecedores pontuais e de qualidade e um sistema eficiente de entregas.

Mas de nada adianta tudo isso se não conseguires reunir a melhor equipa e mantê-la satisfeita e motivada. Afinal, são os profissionais ao teu serviço que fazem acontecer o teu sonho e o sucesso do teu negócio! 

Portanto, escolher as pessoas certas para cada função, treiná-las e estimulá-las a darem o seu melhor é um dos grandes desafios que enfrentas e que deves cuidar com bastante atenção.

Nesse artigo vamos detalhar alguns aspetos importantes a teres em conta.

1) O processo de seleção

Sem dúvida, o primeiro passo é fazer uma boa seleção, escolher as pessoas certas para cada uma das posições.

Começa por definir bem os cargos e as atribuições de cada função, o perfil do profissional que desejas e não descanses até encontrar quem preenche os requisitos necessários.

Considera o interesse que os candidatos demonstram pelo negócio e a vontade de contribuir para o seu crescimento, através das suas habilidades.

Fala da tua missão e valores e enfatiza o lado estimulante e inovador de trabalhar numa dark/cloud kitchen. É fundamental que os teus funcionários também abracem e se envolvam na proposta do teu negócio.

2) Fazer uma boa distribuição de tarefas e horários

Distribui as tarefas conforme as competências, talentos e aptidões de cada um e define bem as responsabilidades. É preciso que todos tenham total perceção do seu papel, sem perder a noção de que desenvolvem um trabalho de equipa, onde cada um tem uma contribuição decisiva.

3) Remuneração e incentivos

O ponto de partida para definir a remuneração dos funcionários é, em geral, o que é praticado pelo mercado. Estes valores podem variar para mais ou para menos, conforme o número de horas diárias de trabalho, as qualificações e experiência do profissional e os benefícios oferecidos.

Uma mais-valia é definires um programa de incentivo com bónus ou prémios baseados na produtividade e/ou no bom desempenho da equipa. Podes estabelecer metas como diminuir o tempo de preparo das refeições, alcançar um novo patamar de número de pedidos, ou a redução de reclamações de clientes.

Além de prémios em dinheiro, outra opção é oferecer formações, cabaz de alimentos ou abrir oportunidades de crescimento. O objetivo é levar a tua equipa a sentir-se sempre motivada a fazer o seu trabalho cada vez melhor.

4) Ser compreensivo

É importante lembrar que lidas com pessoas que possuem ambições e necessidades. Algumas delas são profissionais, como a vontade de mudar de função, indo, por exemplo, de embalador para assistente de cozinha, ou de recetor de pedidos para gerente. Outras vezes são questões pessoais, como ter de ir fazer um exame ou levar o filho ao médico e é preciso compreender isso.

É importante estares aberto a equacionar estas situações, seja dispondo-se a trocar o turno do funcionário, seja orientando-o sobre como proceder para chegar à posição desejada.

Saber que és um líder que compreende e procura entender e atender as suas necessidades é algo que conforta e estimula os funcionários.

5) Reconhecer sempre o bom desempenho

Assim como chamas a atenção do profissional quando ele comete um erro ou não realiza uma tarefa adequadamente, deves também elogiar quando tem um bom desempenho. Mesmo que penses por vezes que ele só faz a sua obrigação, os elogios — tanto individuais quanto à equipa — estimulam os funcionários a sempre melhorarem e geram um maior comprometimento.

Outra atitude importante é refletir esses pontos positivos para o ambiente externo ao do restaurante. Partilha os elogios que receber dos clientes nas plataformas de delivery e nas redes sociais, entre outras. Assim, além de valorizar os teus colaboradores, influenciarás positivamente o processo de aquisição de mais clientes.

6) Reuniões e transparência

Como em qualquer negócio de restauração, o dia a dia de um restaurante virtual é também muito corrido e desgastante. Para que a equipa não desanime com a sobrecarga de trabalho ou se deixe levar pela inércia, ela precisa saber o quanto o seu esforço é importante e decisivo.

Com reuniões periódicas e uma boa comunicação sobre o ponto de situação da empresa e as suas perspetivas a curto, médio e longo prazo, é possível manter a motivação e os laços de parceria que viabilizam os bons resultados.

7) Administrar conflitos

Por mais que haja harmonia na equipa em algum momento pode acontecer um conflito ou um problema de relacionamento, seja por motivos profissionais ou pessoais.

A ação do gestor nesses casos deve ser imediata e no sentido de mediar a questão, para que esta não evolua ou contamine os outros funcionários. A mensagem a ser passada é que a união da equipa é um valor a ser preservado para que o ambiente de trabalho seja o melhor para todos.

Pessoas satisfeitas produzem mais e melhor

As melhores práticas de liderança mostram que, em todas as categorias de negócio, as pessoas são o principal fator de sucesso das organizações. Por isso, é fundamental que te preocupes com o nível de satisfação e a motivação da tua equipa. 

Além de produzir mais e melhor, uma equipa feliz também significa clientes felizes. O que se traduz em mais e mais vendas!

Afinal, não é isso o que queres para o teu restaurante virtual?

Gostaste do artigo? Compartilha com teus amigos!