Um dos grandes desafios de quem administra um restaurante físico ou virtual é a gestão financeira. Conseguir ter um controlo eficaz das receitas e principalmente das despesas, é fundamental para evitar muitos problemas e manter o negócio próspero.
Para começar, o ideal é a elaboração de um plano de negócios.Quanto será investido? Qual o mercado? Como são os concorrentes? Qual a base de preços praticada? Qual o teu diferencial? Quais as principais despesas e a previsão de faturação? Essas são algumas das perguntas que devem ser claramente respondidas na fase inicial de um empreendimento. Isso refletirá em um bom planeamento e facilitará imensamente a gestão financeira no pré-lançamento e, posteriormente, na rotina do restaurante.
A organização dos recursos financeiros de um negócio é, portanto, algo que todo empreendedor deve cuidar com muita atenção, pois um pequeno deslize pode se transformar num prejuízo que compromete o seu futuro.
Seguem alguns itens que deves acompanhar muito de perto.
1) Despesas e ticket médio
Comeces por relacionar todas as despesas do teu restaurante, separando os custos fixos dos variáveis.
A opção por uma dark kitchen é das mais vantajosas neste item, pois consegues ter uma redução de até 80% nos custos fixos (arrendamento, água, energia, gás e internet), além de reduzir a despesa com a mão de obra, por não necessitar de muitos funcionários. Já entre os custos variáveis, considere a compra e estoque dos ingredientes, embalagens de entrega, etc.
Com a estimativa de despesas em mãos, calcule qual o ticket médio que precisas ter para pagar todas as despesas e ter lucro. Ou seja, dentro do número de pedidos que pretendes atender ao longo do mês, é necessário perceber qual o valor médio deles para que todas as despesas sejam arcadas.
Após isso, faça todos os esforços para faturar acima do seu ticket médio. Use recursos de marketing, a divulgação nas redes sociais, promoções, parcerias, entre outros.
2) Precificação da ementa
Existem vários itens a analisar para definir os preços dos pratos a serem oferecidos.
- As suas despesas
- O preço médio praticado pelos concorrentes
- O poder aquisitivo do público a quem se destina
- A tua margem de lucro, etc.
Encontrar o melhor balanço entre os preços cobrados e a sustentabilidade do negócio é um grande desafio. Evidentemente torna-te mais competitivo se conseguir oferecer a melhor qualidade com o menor preço.
3) Fluxo de caixa
Manter um controlo sobre todas as movimentações financeiras do teu negócio é fundamental. Na prática, significa monitorar a entrada e saída de dinheiro, considerando as vendas realizadas e as contas a receber e a pagar. Assim, saberás qual o teu capital de giro, ou seja, o valor mínimo que precisas ter para manter o negócio ativo e realizar novos investimentos.
Uma forma de perceber melhor a distribuição dos recursos é registar os movimentos por categorias como: fornecedores, tecnologia, horas extras, manutenção, etc. Ao visualizar para onde vai o dinheiro, poderás avaliar melhor onde é possível cortar custos ou fazer ajustes.
Existem diversos sistemas de caixa que permitem um controlo automatizado e fornecem relatórios diários e gráficos que ajudam a visualizar o teu fluxo de caixa e a situação financeira do teu restaurante.
4) Controlo do estoque
Este é outro item em que precisas ter muita atenção. O estoque deve ter um planeamento perfeito para que nunca faltem os ingredientes necessários ao preparo das refeições e, em simultâneo, não haja perdas.
Escolher bem os fornecedores e definir a periodicidade das entregas ajuda muito a atingir este objetivo, além de estocar corretamente os produtos, de forma a considerar o prazo de validade de cada um, a temperatura ideal de conservação, entre outros cuidados.
5) Evitar desperdícios
Todo o tipo de desperdício deve ser combatido. Utilizar ingredientes na medida certa, ter cuidado no manuseio dos alimentos, agilizar o atendimento e o preparo das refeições são algumas das práticas que ajudam a melhor a eficiência do teu negócio.
Mesmo quando utilizas uma dark kitchen, aonde grande parte dos custos fixos está incluso no valor do arrendamento, o uso consciente dos recursos (água, energia, gás, etc.), ajuda a manter estas despesas controladas, beneficiando assim todos que optam pelo serviço.
Em resumo
Como vimos, são muitas as atitudes que podes tomar para gerir eficazmente as finanças do teu restaurante.
Mesmo com a ajuda de softwares de gestão e de fluxo de caixa, é importante que tenhas um contabilista ou um profissional especializado na área para te auxiliar nessa tarefa, inclusive dar assistência sobre os impostos, taxas e licenças necessárias ao funcionamento do teu empreendimento.
Desta forma, consegues ter mais tranquilidade para trabalhar no dia a dia, faturar, investir e fazer do teu sonho um grande sucesso.