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Dark Kitchen: afinal o que é?

Conhece o conceito e a importância desta tendência. 

Mais do que uma inovação, a solução das dark kitchens é uma evolução na restauração.

A ideia de um restaurante com cozinha e sala, onde os clientes são recebidos e servidos, assenta num modelo tradicional e limitador que requer um alto investimento; sem querer desvalorizar a sua importância e popularidade. Os altos custos de montagem e funcionamento dificultam a expansão e o crescimento do negócio e, muitas vezes, o próprio sonho.

Além disso, há uma crescente procura pelas entregas ao domicílio, o que torna muito mais prático e económico ter uma cozinha preparada exclusivamente para atender a este fim.

E neste cenário surgem as dark kitchens, também conhecidas como ghost kitchens, cloud kitchens ou delivery kitchens.

Restaurante apenas com cozinha?

A grande revolução das dark kitchens é realmente possibilitar o funcionamento de restaurantes que só existem no mundo virtual e que preparam e levam a refeição para dentro da casa do cliente. 

O restaurante possui apenas uma cozinha profissional, localizada num ponto central/estratégico da cidade onde são preparados os pratos, e está conectado a aplicações de delivery, como: Uber Eats, Glovo, Takeaway, Volup, Please, SendEAT, Bolt Food, entre outros. O cliente faz o pedido pela internet ou aplicação e em poucos minutos recebe-o na sua morada. 

Este novo conceito está a tornar-se uma forma de as empresas de restauração impulsionarem os negócios e, em simultâneo, minimizar os seus custos operacionais, além de aumentar o seu raio de atuação e flexibilizar a sua oferta ao público.

Como surgiram as dark kitchens?

As primeiras dark kitchens de que se tem notícia surgiram inicialmente no Reino Unido, em 2017, montadas por uma aplicação de delivery, a Deliveroo.  

A Deliveroo lançou a ideia das dark kitchens, fornecendo centros onde empreendedores, chefs e as equipas de cozinhas de restaurantes pudessem preparar refeições apenas para entregas. [1]

Foram as aplicações de delivery, portanto, que abriram o caminho para a boa aceitação desta solução; pois possibilitaram aos negócios da restauração conectarem-se rapidamente com os clientes e entregarem os pedidos nas suas moradas.

Crescimento global e tendência

Se pensas que a procura e a faturação do mercado de food delivery vai arrefecer com o abrandamento da pandemia estás muito enganado, pois este é um fenómeno global, que começou há anos e a tendência é crescer.

Este mercado apresentou um desenvolvimento significativo nos últimos 5 anos e deverá atingir uma receita de 123,3 mil milhões de euros em 2021 em todo o mundo. [2]

A pandemia ajudou a acelerar este avanço, afinal o número de usuários aumentou 20%  em 2020, mas os números já eram muito promissores antes dela. Só na Europa, de 2015 a 2018, houve um aumento de 66,7% no mercado de entregas de comidas, que passou de 5,5 mil milhões para 9,2 mil milhões de euros, e a previsão é de que chegue a 22 mil milhões em 2024. ([3] e [4])

Os números mostram, portanto, que esta tendência deve continuar ascendente nos próximos anos.  

Investimento inteligente

Investir num mercado tão promissor é sem dúvida um ótimo negócio para restaurantes de qualquer porte, grandes ou pequenos, já que os custos das dark kitchens são bem baixos e as vendas neste segmento de delivery só tendem a crescer.

Quais são os pontos fortes desta opção?

1- Economia

Na comparação com um restaurante tradicional, as dark kitchens possuem custos muito menores. A renda da loja em local atrativo pode ser eliminada, não há a despesa de montagem da cozinha nem da decoração ou de placas de fachada, empregados de mesa e receção de clientes. É só o custo do aluguer da cozinha já equipada e dos funcionários que nela irão trabalhar.

2- Ampliar o leque de clientes 

Diferentemente do restaurante físico que tem uma área restrita de abrangência, as dark kitchens conseguem atender clientes em toda uma cidade ou região. 

O seu principal público são as pessoas com foco na conveniência, somada à qualidade e rapidez na entrega.

Os restaurantes virtuais são uma ótima opção para este público, que possui uma forte presença on-line, pois oferece-lhes a gratificação instantânea de pedir refeições ao toque de um botão.

Sucesso em Portugal

A oferta de dark kitchens em Portugal aumenta rapidamente. A NOW Kitchens é a mais recente marca a oferecer estes serviços. Está inicialmente com uma unidade em Picoas, Lisboa, onde possui 5 cozinhas equipadas; mas os planos preveem a abertura para breve de outras unidades, com o objetivo de alcançar 25 cozinhas no seu primeiro ano de operação. 

Para um dos seus sócios, João Fernandes, “As dark kitchens vieram para ficar e estamos confiantes no seu grande potencial. Muito em breve veremos que vai ficar mais barato pedir comida em casa do que ter os custos e o trabalho de preparar as refeições do dia a dia.” 

Photo by Michael Browning on Unsplash

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