A grande decisão foi tomada. Vais iniciar uma operação em restauração utilizando uma dark kitchen. Mas quais os próximos passos que serão decisivos para tornar esta iniciativa um sucesso?
Se contares com uma cozinha profissional como as da NOW Kitchens, não precisarás de te preocupar com a maior parte dos equipamentos. Será necessária apenas a escolha durante o processo de contratação do espaço, como: fogão, forno, fritadeira, grelhador, exaustor, bancadas, máquina de lavar loiça, etc. E todos já estarão instalados no momento do início da tua operação. Além disso, também terás à tua disposição, uma área de armazenamento na própria cozinha e uma estrutura compartilhada completa de casas de banho, vestiários, segurança e controlo de pragas. [1]
Com esta etapa definida e resolvida, seguem-se outros passos importantes:
1) Ementa e embalagens
De início, deve-se pensar em pratos simples e que sejam otimizados para a entrega. Portanto, é melhor ter menos opções na ementa, mas que agradem pelo sabor e cheguem em bom estado ao cliente, que outras mais elaboradas que podem perder qualidade no transporte.
Uma alternativa para os restaurantes com pratos mais sofisticados é entregar a refeição semipronta para ser finalizada pelo cliente. Muitos restaurantes já adotam esta solução, que envia os ingredientes separados e embalados a vácuo e facilita a preparação. [2] Em Portugal, a plataforma Dinee segue este caminho e oferece criações de alguns chefs famosos. [3]
É preciso pensar também na velocidade de produção, otimizar o espaço e o sistema de trabalho para dar agilidade aos pedidos, dado que a rapidez na entrega é um fator que pesa na satisfação do cliente.
O segredo então é que a ementa contenha pratos com boa aceitação, lucrativos, eficientes de produzir e que viajem bem.
Para que o transporte ocorra sem problemas é fundamental usar boas embalagens. Elas ajudam a manter a temperatura e a boa aparência da refeição, além de transmitir o cuidado e atenção com que o prato é preparado.
2) A equipa
Como o negócio é focado no atendimento de pedidos e preparação dos pratos, deves dar uma atenção especial à seleção de profissionais para montar uma equipa reduzida e eficiente.
A depender do tamanho da operação, um cozinheiro, mais 2 assistentes podem já ser o suficiente para criar as refeições e gerir as entregas.
3) Os parceiros de delivery
Tens a opção de adotar a própria entrega ou usar fornecedores terceirizados. Entretanto, é recomendável sempre usar as plataformas de delivery, como Uber Eats, Glovo, Takeaway e outras. Assim é possível ampliar a tua área geográfica de atendimento e conseguir atender um grande volume de pedidos nos horários de pico, além de ganhar mais visibilidade.
4) Tecnologia
A tecnologia é uma das grandes aliadas da tua dark kitchen. A começar pela própria operação que envolve receber os pedidos, ativar a produção e gerir as entregas e pagamentos. Para isso, existem alguns sistemas que incluem diversas ferramentas e agregam as plataformas de delivery, como a aplicação NOW APP, desenvolvida pela NOW Kitchens.
5) Marketing
Por não ter uma presença física para o público, o teu restaurante precisa ter uma forte presença on-line. O principal desafio é construir uma comunidade digital de clientes e fidelizá-la.
Investir na divulgação e no marketing é algo decisivo para o sucesso do teu negócio.
Algumas ações básicas são:
Nome e logomarca de impacto
Para um novo negócio é essencial ter uma marca que reflita a sua identidade. Para quem já tem um ou mais restaurantes conhecidos, pode-se optar por usar a mesma logomarca ou criar uma nova, específica para entregas.
Fotos bem produzidas das refeições
São elas que vão tornar os teus pratos atraentes e despertar no cliente o desejo de prová-los. Nesse caso, vale a pena investir num fotógrafo profissional. Afinal, essas fotos vão estar na tua ementa virtual que aparecerá, inclusive, nas plataformas de entrega.
Website
Ter pelo menos uma página com o teu URL ajuda o restaurante a ser encontrado, além de conferir maior credibilidade ao negócio.
Páginas e postagens nas redes sociais
Conforme o perfil do teu público, é preciso identificar quais as redes sociais mais aderentes (Instagram, Facebook, TikTok, Whastapp, entre outras). Após isso, é indispensável possuir contas nas redes selecionadas, estabelecer a presença e atualização contínua desses novos canais de contacto e interagir com os teus seguidores.
Além de fazer postagens interessantes e atraentes, procura também incentivar os comentários e o testemunho dos clientes e responder a todos eles. Assim crias um relacionamento mais próximo e poderás inclusive desenvolver um programa de fidelidade.
Investir em anúncios nas redes sociais e no Google pode ser também uma boa forma de dar visibilidade ao teu restaurante, principalmente no início das atividades.
Estes procedimentos são apenas os primeiros passos na trajetória do teu restaurante virtual. Com o tempo e o feedback dos clientes irás perceber o que pode ser ajustado e aperfeiçoado, atingir os resultados que desejas e tornar a tua operação um sucesso permanente.